Selecione uma localidade

Conheça as 10 finalistas do EDP Starter Brasil 2017

A primeira edição do programa de inovação da EDP no país recebeu 150 inscrições

O EDP Starter Brasil, projeto da EDP  Brasil,  empresa que atua nas áreas de geração, transmissão, distribuição, comercialização e soluções em energia, anuncia nesta quinta-feira (10) as dez finalistas da primeira edição do programa de inovação da multinacional do setor elétrico no país. As startups selecionadas agora vão passar por um Bootcamp, processo de mentoria para a estruturação do negócio.

A fase final consiste na realização de um Pitchfest, que será realizado dia 31 de agosto, com a exibição das soluções aos principais executivos da EDP e da Kyvo, onde apenas cinco startups serão escolhidas para ingressar no programa de aceleração. Na fase seguinte, que terá duração de setembro a dezembro de 2017, as startups terão mentorias e trabalhos focados na consolidação do negócio proposto e o desenvolvimento de um protótipo. Ao fim, as participantes terão a oportunidade de apresentar suas propostas para potenciais investidores em um DemoDay.

“O processo de seleção mostrou a qualidade excepcional dos projetos que temos no Brasil. Com o EDP Starter e o programa de desenvolvimento de startups, esperamos poder contribuir para o ambiente empreendedor nacional”, afirma a gestora da área de Inovação da EDP, Livia Brando.

A partir do conceito de Inovação Aberta, o EDP Starter Brasil, realizado em parceria com a Kyvo Design-Driven Innovation, procura projetos com temas focados em duas verticais: soluções com foco no cliente e Smart Data. Entre junho e julho, o programa recebeu 150 inscrições, sendo mais de 80 elegíveis ao programa.

Sucesso na Europa desde 2012, o EDP Starter desembarca no Brasil com o objetivo de auxiliar startups em estágio inicial ligadas ao setor elétrico. O projeto, l, além do processo de aceleração, permite o acesso a uma rede mundial de relacionamento da EDP e participação no Prêmio EDP Open Innovation, que oferece 50 mil euros aos vencedores.

Confira a seguir as dez finalistas:

BEENOCULUS

Desenvolvimento de tecnologias e metodologias para educação via Realidade Virtual e Realidade Aumentada. O objetivo é atuar na transformação da educação formal, técnica e profissional.

Vertente: Realidade Virtual e Realidade Aumentada

Site: www.beenoculus.com.br

CARTÃO SOLAR

Startup com objetivo de massificar o acesso à energia renovável para clientes cativos através de um network nacional de serviços de energia solar, permitindo a sua compra no varejo. Conta também com um produto chamado Led Energizado, que é uma lâmpada que não consome energia.

Vertente: Smart Grids

Site: https://cartaosolar.com.br/

COSOL Condomínio Solar

Marketplace de geração distribuída, conecta consumidores de energia, usinas compartilhadas e investidores. A plataforma online da COSOL oferece lotes de usinas solares e quotas eólicas ou biomassa de empresas de energia para locação ou venda. Aplica tecnologias IoT e blockchain a fim de automatizar os processos, criando um tipo de Internet de energias.

Vertente: Transações de energia e Blockchain

Site: www.cosol.com.br

CUBi Energia

Atua com o setor industrial no entendimento e gestão de seu consumo de energia. Possui hardware próprio (CUBi EGG) de baixo custo, alta versatilidade e conectividade.

Vertente: Analytics, Big Data, Internet das Coisas

Site: https://www.cubienergia.com

DOOAK

Plataforma de investimento coletivo com transações em blockchain para projetos de energia solar de alto impacto. A proposta é conectar investidores que têm interesse em diversificar seu portfólio de aplicações com organizações e pessoas que precisam de financiamento para seus projetos de energia solar. Prevê também a oferta de crédito a pequenas e médias empresas, além de cooperativas de pequenos consumidores, que tenham oportunidades de redução de custo em suas tarifas.

Vertente: Transações de energia e Blockchain

Site: www.dooak.com.br

ENERCRED

Oferece assinatura de energia limpa, mais barata e sustentável por meio de tecnologia para o consumidor residencial. Faz isso por meio de uma plataforma que compartilha créditos de energia gerados em uma usina renovável. Os créditos chegam na forma de desconto na conta de luz dos consumidores finais.

Vertente: User Experience para novos serviços em energia

Site: https://www.enercred.com.br

NEXO capacitação digital

Desenvolve simuladores de VR (realidade virtual), baseados em smartphones, para reduzir acidentes de trabalho e custos de treinamento. O produto já é empregado por empresas como Gerdau, SESI, L’Oreal e Einstein.

Vertente: Realidade Virtual e Realidade Aumentada

Site: www.nexo.art.br

ONEGRID

Conjunto de sensores sem fio e atuadores que possibilitam a gestão de equipamentos elétricos analógicos a partir de dispositivos IP para combater o desperdício. A solução ONEGRID faz um controle centralizado automático do ar-condicionado, iluminação e outros sistemas conjugando regras com informações de temperatura, umidade e presença nos ambientes.

Vertente: Eficiência energética

Site: www.onegrid.com.br

OURSUN

Tecnologia para inversores fotovoltaicos de forma a atender a necessidades do mercado nacional. A OurSun surgiu para atender a demandas e necessidades do mercado brasileiro de energia solar fotovoltaica e contribuir para seu desenvolvimento através da tecnologia de conversores de energia. Trabalhamos no desenvolvimento de inversores fotovoltaicos residenciais de pequeno porte com custo de produção reduzido. Nossa proposta é de desenvolver soluções relacionadas a conversores de energia nacionais, com desenvolvimento de tecnologia própria.

Vertente: Solar

Site: www.oursun.com.br

SENSORBOX

A solução de eficiência energética sensorbox é baseada em um hardware que coleta os dados de energia, como tensão / corrente / Fator de potência e Frequência Elétrica na unidade consumidora (usuário ou empresa). Com os dados, conecta ao sistema WEB (onde são analisados e armazenados em banco de dados) para gerar alertas ou até mesmo ações externas para desligamentos emergenciais e correções em parâmetros que possam estar prejudicando a rede de um determinado setor.

Vertente: Eficiência energética

Site: www.sensorbox.com.br

 

Para mais informações sobre a EDP Starter Brasil acesso: http://edpstarterbrasil.com.br/

Sobre a EDP Brasil

Com uma operação diversificada no setor elétrico, a EDP Brasil está presente no País há mais de 20 anos. A Empresa atua nas áreas de geração, transmissão, distribuição, comercialização e soluções em energia, além de ter como foco o compromisso com o investimento em inovação e na transformação digital. Em 2017, a Companhia foi reconhecida como uma das cinco mais inovadoras do mercado pelo anuário Valor Inovação, organizado pelo Valor Econômico em conjunto com a Strategy&.

Sobre a Kyvo Design-Driven Innovation:

A Kyvo Design-Driven Innovation é uma plataforma de inovação que habilita médias e grandes empresas a buscarem novos negócios e melhorias de gestão através de conceitos como Design de Serviço, User Experience, Pesquisa Etnográfica e de modelos de negócios. Tem atuado com grandes empresas do país, como BRF, Visa, EDP e Banco do Brasil. A Kyvo também é representante no Brasil do centro de inovação GSVlabs, do Vale do Silício. Pela parceria, é responsável pela aceleração de startups brasileiras com a utilização das metodologias e estratégias do GSVlabs, além do suporte dos mais de 170 mentores que fazem parte do grupo, para impulsionar os empreendedores nacionais. @kyvoinnovation