Selecione uma localidade

Service Design é tema de evento em São Paulo

Seminário discute a importância do Service Design na busca por inovação

O tema é amplo, e as possibilidades de utilização na rotina das empresas, também. Essa combinação faz com que conceitos como o service design (alguns optam pelo human centered design) façam cada vez mais parte da rotina dos executivos de grandes corporações. Por quê?

Basicamente porque após a massificação do uso de smartphones, oportunidades de inovação em diversos setores da economia se abriram para novos empreendedores. Netflix, Uber, aplicativos de bancos, empresas aéreas, serviços com base em geolocalização, entre diversos outros, são exemplos de inovação que buscam a melhor experiência do cliente como meta principal.

“Hoje em dia, qualquer tomador de decisão quer dar uma tacada certeira ao lançar um novo serviço ou revolucionar algum setor tradicional da economia”, diz Hilton Menezes, sócio da consultoria Kyvo Design-Driven Innovation, especializada em fomentar a inovação nas empresas. “Mas para isso é preciso ter um mindset ajustado para o design de serviços. Só assim empresas como o Netflix e Uber ganharam o mundo”, acrescenta.

Nas grandes corporações, essa busca é cada vez mais priorizada no dia a dia dos executivos. Na Visa, segundo o vice-presidente de produtos da companhia, Percival Jatobá, diz que human centered design dita o dia a dia da empresa, pauta as reuniões de brainstorm e determina quais soluções devem ser priorizadas. “Na prática, trabalhamos essa metodologia HCD de forma colaborativa, para melhorar e simplificar a vida das pessoas, oferecendo formas mais seguras, convenientes e rápidas de pagamento”.

A Visa e a Kyvo serão alguns dos participantes do Service Design Day, marcado para o dia 1º de junho, no PlugCLXT, no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Além de Menezes, da Kyvo e fundador da Service Design Network do Brasil, e Érico Fileno, head de inovação da Visa e também fundador da SDN Brasil, se apresentarão no evento Francisco Albuquerque, coordenador e professor do curso de Design Estratégico do Instituto Europeo di Design (IED), Wagner Lucio, professor do IED, Alexander Guazzelli, superintendente de design do Itaú Unibanco, Fabricio Dore, diretor de design na McKinsey e Juliana Bach, coach de inovação na Everis.

As duas primeiras remessas de ingressos já estão esgotadas. Mas, segundo a organização do evento, capitaneada pela SDN Brasil, haverá mais uma leva de entradas disponíveis no site, além de transmissão online dos principais debates.

Matéria publicada no portal Startse.